Toxoplasmose: riscos e cuidados a ter na gravidez

No começo de uma primeira gravidez, surgem frequentemente dúvidas do que se pode ou não ingerir, bem como, dos cuidados a ter na preparação de alimentos nesta fase. De facto, é importante que as grávidas se informem do que é necessário ter em conta, principalmente se não forem imunes à toxoplasmose.




A toxoplasmose é uma infeção provocada por parasita chamado Toxoplasma gondiie a sua reprodução sexual ocorre em células intestinais de gatos. Sendo assim, os seus ovos encontram-se frequentemente nas suas fezes. A prevalência da doença tem vindo a diminuir nos últimos anos, sobretudo em países industrializados como Portugal.


Na gravidez, a infeção pelo Toxoplasma gondiipode causar graves malformações no feto que podem levar ao aborto.


A transmissão desta parasitose pode ocorrer após contactar com terrenos que contenham fezes de gatos, assim como mexer em caixas de areia de gatos aquando da sua higienização, pela ingestão de alimentos mal cozinhados, crús ou mal lavados ou água contaminada.


É importante que ocorra um correto aconselhamento à mulher e saber se é ou não imune à toxoplasmose, idealmente, antes de engravidar. A imunidade à toxoplasmose é duradoura e prevalece em gravidezes seguintes, não se tornando necessário repetir a análise sanguínea dos anticorpos contra o parasita.



Margarida Pinto Ribeiro

Nutricionista

307 visualizações

Rua Instituto de Cegos de São Manuel 231, 4050-308 Porto

geral@saudeinfantilporto.com

227 666 508 | 967 384 469

  • Facebook
  • Instagram

©2018 by SIP - Saúde Infantil Porto.