Regresso às aulas! o que fazer para uma transição tranquila

Setembro é, para a maioria das crianças, o mês do regresso à escola. O mês em que muitos alunos ficam ansiosos pois, depois de um longo período de férias de verão, onde as rotinas e os horários são alterados, estão de volta às salas de aula, aos livros, à aprendizagem.



O primeiro passo é tranquilizá-los, já que um novo ano escolar costuma ser a causa de muita ansiedade. "Os amigos serão os mesmos? E se forem novos colegas, eles vão gostar de mim? Quem serão os novos professores? Será que vou gostar da matéria do novo ano?".


É importante ajudar o seu filho a fazer a transição para o ano letivo de uma forma antecipada, agradável e tranquila.


Restabelecer as rotinas do deitar algumas semanas antes das aulas se iniciarem:

Durante o verão, as crianças têm horários mais flexíveis, sendo permitido que se deitem mais tarde e acordem mais tarde. De repente, o despertador tocará mais cedo e isso pode ser um choque para qualquer pessoa!

Para facilitar essa transição, recomenda-se que duas semanas antes do início das aulas se comece a antecipar o deitar entre quinze a trinta minutos e a acordar o seu filho mais cedo, em igual tempo em cada dia. Este ajuste subtil de tempo pode fazer diminuir a resistência do seu filho à nova programação de horário de sono. Continue a fazer isso diariamente até que regresse ao horário do deitar que melhor funciona com o seu filho durante o ano lectivo.


Preparar, com antecedência, um horário e local para fazer os trabalhos de casa:

A preparação de um local e horário de estudo permite o desenvolvimento de capacidades de organização e de bons hábitos de estudo.

Aproveite o início do mês de setembro para estabelecer um horário semanal que contemple não só as horas de aulas, mas também os horários para fazer os trabalhos de casa, momentos de lazer, atividades extracurriculares, refeições, etc. Coloque este calendário familiar numa área comum, como a cozinha por exemplo, onde todos possam visualizar a antecipar as atividades uns dos outros.


Organizar os materiais necessários:

Todos os alunos gostam de organizar o material escolar para voltar às aulas, principalmente se ele for todo novo. Mas podemos renová-lo, sem comprar material novo. Aproveitar o material usado e renová-lo, de acordo com os seus interesses, já deixam o aluno motivado e ansioso para usar o material, mesmo quando não é recém-saído da loja. É importante envolver o aluno nesta preparação, sendo este a escrever nas etiquetas os seus dados pessoais - como nome, ano, turma e disciplina.


Promover o entusiasmo da primeira semana de aulas!

Enfatize este período de uma forma positiva: passem tempo juntos a ajudá-lo a organizar a roupa para a escola, o planeamento de refeições e as atividades para os primeiros dias de escola.

É importante que comecem a trabalhar as atitudes positivas quanto antes, fixar objetivos para o novo ano escolar, e falar dos aspetos positivos do início de mais um ano letivo, ajudando-os a desenvolver a sua autoestima.

Se os vossos filhos vão mudar de escola ou não gostam muito de a frequentar, é sempre bom ter antecipadamente uma conversa positiva sobre os amigos, as brincadeiras e tudo o que poderão aprender. Tudo para que eles vejam a escola de forma optimista.



Iolanda Anunciação 

Técnica Superior de Educação

110 visualizações

Rua Instituto de Cegos de São Manuel 231, 4050-308 Porto

geral@saudeinfantilporto.com

227 666 508 | 967 384 469

  • Facebook
  • Instagram

©2018 by SIP - Saúde Infantil Porto.