Mães perfeitas? Não obrigada!

Se vos pedir para pensarem na imagem que têm de uma “boa mãe”, quantas de nós imaginaríamos alguém sempre feliz e disponível para os seus filhos? E quantas de nós, mães, tentamos, por vezes inconscientemente, estar à altura dessas descrições idílicas acreditando que é disso que os nossos filhos precisam...duma mãe perfeita? Mas será mesmo?




A construção desta nova identidade que é ser mãe é um desafio emocionante, que muitas vezes é acompanhado com grandes dúvidas e inseguranças. E talvez a maior dúvida de todas, aquela que gera pequenos stresses diários que nos trazem uma dose considerável de culpabilidade e frustração, é a pergunta “Será que estou a ser uma boa mãe?”.E nem sempre aquela vozinha dentro de nós nos responde com um “sim” apaziguador. Eu diria até, que são demasiadas as vezes em que a resposta nos incita a procurar fazer ainda mais e melhor no dia a seguir, porque hoje não foi suficiente. E tentamos, mais uma vez, ser uma mãe sempre tranquila, sempre feliz, que não falha, não se esquece, que põe sempre os seus filhos em primeiro lugar e que tem tudo sob controlo. E mais uma vez frustramo-nos.


Porque tentar ser uma mãe perfeita é tentar ser algo que só existe na fantasia. É compararmo-nos e tentarmos atingir padrões que não só não são realistas como nem de perto nem de longe são benéficos. Nem para nós, nem para os nossos filhos. Já imaginaram o quão difícil seria para um filho ter uma mãe que não sabe o que é falhar, que não sabe o que é ter medo, que não sabe o que é estar triste e que não sabe o que é precisar dos outros? Que terrível que deve ser! Na procura de ser uma mãe perfeita, a mulher só encontra culpa e insegurança, dificilmente encontrará o seu filho. Como ele é, como ele verdadeiramente precisa. De ter uma mãe humana, fonte confiável de conforto, de amor, que é tão apenas uma mãe suficientemente boa, para que cresça bem e feliz.


Sara Barbot

Psicóloga Clínica

0 visualização

Rua Instituto de Cegos de São Manuel 231, 4050-308 Porto

geral@saudeinfantilporto.com

227 666 508 | 967 384 469

  • Facebook
  • Instagram

©2018 by SIP - Saúde Infantil Porto.