Incentivar a leitura: como nutrir a mente na era da tecnologia

Atualmente, existe uma variedade de estímulos para as crianças, tablets, telemóveis, computadores, consolas que, sendo apelidados de brinquedos, se tornam bastante apelativos e atrativos para as crianças. Desta forma, os livros foram perdendo o seu lugar de destaque. A leitura deverá ser uma atividade positiva que contribui para despertar o prazer pelo conhecimento e para enriquecer os tempos livres da criança.







Sendo a leitura uma atividade completa e complexa que contribui de forma inequívoca para o desenvolvimento infantil, é necessário voltar a aproximar as crianças e os jovens do hábito prazeroso da leitura. De facto, é extremamente importante criarem hábitos de leitura desde muito cedo. A leitura ajudá-las-á não só a desenvolver as competências relacionadas com o uso da línguagem, mas também se torna numa ferramenta para a aprendizagem. A leitura estimula o raciocínio e a criatividade para além de dar a conhecer outros mundos.





Incentivar para a leitura infantil será uma tarefa fácil se ela estiver sempre associada a momentos de prazer. Para as crianças gostarem dos livros, não é preciso saberem ler. As crianças deverão ser estimuladas a ter contato com a leitura desde muito cedo. É necessário que os pais dediquem tempo a ler para a criança. É a leitura entusiasta dos pais que contagia as crianças e as desperta para as suas próprias leituras futuras.





A escolha do livro é essencial para o sucesso da atividade leitora. O livro deve ser adequado à idade da criança, mas, fundamentalmente, corresponder aos seus interesses. Ao ter um tema que a criança gosta, estamos a estimular a procura autónoma de conhecimento. Aos poucos, deveremos estimular a procura de outras temáticas, mas respeitando, sempre, o gosto da criança. Não devemos forçar uma criança a ler um determinado livro, pois, assim, já estará a iniciar a atividade da leitura com desagrado. Os livros com imagens e ilustrações são boas opções pois estimulam a criatividade, fazendo com que a leitura “ganhe vida”.





A presença de livros, revistas e jornais em casa e a sua utilização frequente incentiva a criança para a leitura. A sua existência em vários locais da casa estimula a curiosidade em abri-los, explorá-los e familiarizarem-se com diferentes tipos de escrita. A leitura deverá ser um hábito familiar. Se o seu filho o vir a ler, vai com certeza imitar esse comportamento. Procure ler com o seu filho todos os dias, conversando com ele sobre as imagens e sobre o desenrolar das histórias. É importante ir estimulando a compreensão do que está a ser lido.


Iolanda Anunciação 

Técnica Superior de Educação

0 visualização

Rua Instituto de Cegos de São Manuel 231, 4050-308 Porto

geral@saudeinfantilporto.com

227 666 508 | 967 384 469

  • Facebook
  • Instagram

©2018 by SIP - Saúde Infantil Porto.