O meu filho anda em bicos dos pés. Será apenas uma fase?

Atualmente, são cada vez mais as crianças que andam em bicos dos pés. Estamos habituados a ver as bailarinas a dançar em bicos de pés, ou até mesmo crianças pequenas a fazê-lo, mas quando este modo de andar persiste para além dos 3 anos, será normal? Ou será que pode ser já um sinal de alerta de que algo não está bem?


Numa primeira instância tendemos a associar esta forma de andar a possíveis problemas nos pés e procuramos um ortopedista. Geralmente, nenhum problema é detetado. Então vamos ao fisiatra pois de certeza que o problema é muscular. E mais uma vez tudo está normal. Raramente associamos o andar em bicos de pés a alterações sensoriais. Mas na verdade, muitas vezes, ou melhor quase sempre, o andar em bicos está realmente associado a questões sensoriais, e ninguém melhor do que o Terapeuta Ocupacional, especialista em integração sensorial, para avaliar e determinar as causas e a forma de ajudar a criança.


O Fraco Controlo Postural geralmente é a razão da criança andar em bicos dos pés, outras vezes as Dificuldades em Modular a Intensidade dos Estímulos Táteis faz com que a criança evite o contato com diferentes superfícies e por isso adote os bicos dos pés. Pode, de igual modo, ser uma forma de Procura Sensorial uma vez que assim obtém mais informação do seu corpo. Surpreendentemente andar em bicos dos pés não é apenas um sinal de alteração no desenvolvimento, é também um sinal de Pobre Processamento do Sistema Vestibular o qual está relacionado com o equilíbrio e a coordenação motora. Estes problemas estão, no entanto, subjacentes a muitos outros que podem ter impacto em questões mais complexas e das quais nem imaginamos que haja relação, como é o caso da aprendizagem.


Assim, se o seu filho(a) anda maioritariamente em bicos dos pés, não hesite em procurar perceber o que de facto está por detrás desta alteração para dar lugar a uma intervenção atempada evitando futuras dificuldades!


Inês Guedes

Terapeuta Ocupacional

607 visualizações

Rua Instituto de Cegos de São Manuel 231, 4050-308 Porto

geral@saudeinfantilporto.com

227 666 508 | 967 384 469

  • Facebook
  • Instagram

©2018 by SIP - Saúde Infantil Porto.